Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.Directrices para autores/as
Sumário
- Público-Alvo
- Prazos de submissão
- Processo de seleção dos artigos
- Documentos OBRIGATÓRIOS para Submissão
- Normativas Gerais dos Artigos
- Tipos de artigos
- Comprovação do Parecer Ético
- Autoria
- Referência
- Figuras e Tabelas
Open Access Policy
1. Público-Alvo
O periódico tem por objetivo estimular as produções científicas durante a graduação. Desse modo, tem como público-alvo estudantes de medicina e da área da saúde matriculados em instituições de ensino superior de qualquer nacionalidade vinculados ou não à IFMSA Brazil e profissionais da área da saúde no geral.
2. Prazos de submissão
A BMS funciona com submissão contínua, ou seja, as submissões podem ocorrer ao longo de todo o ano, através do nosso website.
Ação |
Prazo |
Aceite do artigo pelos Diretores Executivos |
1 - 2 semanas |
Correção pelos Revisores |
4 - 6 semanas |
Pareceres do Editores Associados para Autores |
1 - 2 semanas |
Correção e re-submissão por parte dos autores |
1 - 2 semanas |
Editoração |
1 - 2 semanas |
Design |
1 - 2 semanas |
3. Processo de seleção dos artigos
Todos os artigos serão revisados em pares, com organização em duplo-cego, sendo o editor-chefe e editores executivos responsáveis por repassar aos revisores e aos editores associados os artigos designados. Os artigos serão selecionados com base nas diretrizes para revisores, estruturadas aos moldes de revistas internacionais de alto impacto e baseadas em protocolos como PRISMA, SANRA, CARE, STROBE, CONSORT e outros do Equator Network. Com base nas recomendações e comentários dos revisores, a decisão sobre cada artigo será tomada.
4. Documentos OBRIGATÓRIOS para Submissão
- Folha de Rosto (link do modelo)
- Contribuição dos Autores (link do modelo)
- Acordo de Submissão (link do modelo)
- Artigo (link do modelo)
- Acordo de Copyright (link do modelo)
5. Normativas Gerais dos Artigos
- Apresentar título e resumo (em português e em inglês), palavras-chave, corpo do artigo e referências.
- O artigo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, Google Docs ou RTF.
- Cegamento: Não deve ser mencionados no corpo do texto a cidade, escola médica/comitê local ou estado em que a atividade/pesquisa foi realizada, ficando essas informações restritas ao cabeçalho e ao formulário de inscrição. Caso se faça necessário mencionar, é recomendado que os autores usem XXX nos espaços em que constaria a localidade ou nome da Instituição de Ensino Superior.
- Linguagem inclusiva: todos os artigos devem ser redigidos em linguagem formal, científica e não discriminatória.
- Língua: Os trabalhos deverão ser submetidos em português OU inglês. A decisão deve ser dos autores. Caso o artigo for escrito em português, o título, o resumo e as palavras-chave deveram ser enviadas em português e em inglês.
- O corpo do texto deve estar com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples e alinhamento justificado, margem simples.
- Título e Title: deve estar centralizado, em letra maiúscula e negrito, fonte arial, tamanho 16, preferencialmente não deve exceder 40 caracteres. O título em inglês deve estar logo abaixo do em português.
- Resumo e Abstract: o manuscrito deverá conter o resumo em português e do abstract em inglês. Devem conter no mínimo 100 e no máximo 300 palavras. O resumo deve ser um parágrafo único que contemple introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusões. No caso de relatos deve conter introdução, relato, discussão e conclusão.
- Palavras-chave e Keywords: deve ser apresentada uma lista de 3 a 5 termos em português e inglês separadas por ponto e vírgular. Os descritores devem estar de acordo com o DeCS ou MESH Terms.
- Corpo do artigo: deverá ter no máximo 5000 palavras e deverá incluir pelo menos os seguintes itens: introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusões. No caso de relatos deve conter introdução, relato, discussão e conclusão.
- Introdução: deve conter breve contexto da literatura, contextualizando a pesquisa, justificativa e objetivos da pesquisa.
- Metodologia: deve ser claro e objetivo para oferecer reprodutibilidade. Deve conter por exemplo o tipo de estudo, critérios de inclusão e exclusão, instrumentos e/ou procedimentos de coleta dos dados, análise dos dados, entre outros dados.
- Resultados: deve descrever os resultados encontrados.
- Discussão: deve explorar os resultados obtidos, comparando com a literatura.
- Conclusões: deve incluir comentários sobre a importância do trabalho, aplicação prática, limitações, validade e recomendações. As conclusões não devem extrapolar os resultados descritos.
- Conflito de Interesse: os autores devem incluir se há ou não qualquer potencial conflito de interesse relacionado a sua pesquisa e/ou publicação.
- Financiamento: os autores devem esclarecer os recursos financeiros utilizados na pesquisa ou não, sejam eles patrocínios ou financiamento do próprio pesquisador, caso exista.
- Agradecimentos (item opcional).
- Referências: seguir padrão Vancouver, deve conter no mínimo 5 referências para artigos originais e revisões e no mínimo 3 referências para relatos de caso ou de experiência.
6. Tipos de artigos
- Editorial - Seção para convidados do corpo editorial. Serão permitidos artigos originais, revisões, relatos de experiência e relatos de caso.
- Artigo original: inclui trabalhos de pesquisa científica clínica, translacional e básica. Como Estudos Transversais, Longitudinais, Ecológicos, de Coorte, de Caso-Controle e Ensaios Clínicos.
- Artigos de revisão: inclui Revisão Sistemática com ou sem Metanálise, Revisão Integrativa e Revisão Narrativa.
- Relatos de experiência: inclui publicações sobre experiências de interesse para leitores da BMS, como experiências nas áreas de divulgação acadêmica e social; intercâmbios; atividades relacionadas à IFMSA Brazil e demais experiências relacionadas aos temas da revista. Deve-se conter uma descrição detalhada da experiência na seção de relato em si, e uma reflexão subjetiva, utilizando comparações com a literatura e referências.
- Relatos de caso e Séries de casos: os relatos de caso destinam-se a informar, entreter, inspirar, apresentar um enigma diagnóstico, e explicar como foi resolvido. Os principais aspectos que devem ser abordados são: apresentação, histórico, exame, investigações, gestão e resultado. Na discussão, eduque o leitor sobre o caso relatado. Os relatos de casos devem esclarecer aos leitores sobre uma condição ou apresentação interessante. Categoriza-se como série de casos os relatos que compreendem mais de 3 casos.
7. Comprovação do Parecer Ético
Se necessário: Trabalhos/Pesquisas que tenham dados coletados de seres humanos precisam anexar no formulário de inscrição o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) conforme Resolução de Nº510/2016 do Conselho Nacional de Saúde.
- Trabalhos Originais e Relatos de Caso que envolvam dados de seres humanos deverão ter sido aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e, portanto, a carta de aprovação do CEP deverá ser anexada, bem como a obediência à Resolução n° 510/2016 da Comissão Nacional de Saúde (CNS).
- Para Revisões Sistemáticas, Revisões Narrativas, Revisões Integrativas e Artigos Originais fundamentados em Bases de Dados de livre acesso (ex.: DataSUS), devem ter uma justificativa de ausência. Para esses artigos não há necessidade de Termo de Anuência e/ou aprovação em CEP para submissão, apenas a justificativa de ausência.
Comprovação de Anuência Institucional para Relatos de Experiência
De acordo com a resolução Nº580/2018 do Conselho Nacional de Saúde, torna-se necessária a emissão de um termo de anuência institucional para todas as atividades que ocorreram em pendências da instituição de ensino, sendo elas públicas ou privadas.
O documento deve conter a descrição das atividades desenvolvidas, sendo assinado e carimbado pelo dirigente institucional ou pessoa por ele delegada, e com identificação de cargo/função.
Em casos de atividade realizada apenas de maneira virtual, não é necessário o envio da anuência. Em casos que os autores apresentem dificuldades para obtenção do termo por parte do dirigente institucional, há a possibilidade do envio de uma justificativa para essa ausência assinada pelo orientador da produção científica.
8. Autoria
Sobre os autores: A quantidade de autores por manuscrito é livre, em qualquer tipo de artigo. É necessário a presença de algum orientador.
Contribuições dos Autores: Os autores devem declarar qual a contribuição de cada autor de acordo com o modelo disposto na sessão 4 (Documentos OBRIGATÓRIOS para Submissão). As funções de cada autor são apenas ilustrativas e devem ser adaptadas às contribuições reais de cada um. A distinção de autoria e agradecimentos deve seguir a política da ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors), descrita na política editorial da BMS.
Agradecimentos: Esses colaboradores são indivíduos que não atendem aos 4 critérios do ICMJE. Exemplos de atividades que não qualificam autoria são: obtenção de financiamento; supervisão geral de um grupo de pesquisa ou apoio administrativo; assistência na escrita, edição técnica, edição de linguagem e revisão. Aqueles cujas contribuições não justificam a autoria podem ser reconhecidos individualmente ou em conjunto como um grupo, por exemplo "Investigadores clínicos", e suas contribuições devem ser especificadas, como "revisaram criticamente a proposta do estudo", "dados coletados", etc.
9. Referências
Os autores são incentivados a manter o número de referências limitadas àquelas que são importantes para a compreensão do manuscrito e de relevância científica. A bibliografia e as citações ao longo do texto devem seguir a norma Vancouver.
- Artigos Originais: mínimo de 5 referências.
- Revisões: mínimo de 5 referências.
- Relatos de Caso e de Experiência: mínimo de 3 referências.
Como referenciar
Exemplos:
Artigos de Publicação Periódica: Petitti DB, Crooks VC, Buckwalter JG, Chiu V. Blood pressure levels before dementia. Arch Neurol. 2005 Jan;62(1):112-6.
Artigos de Periódico com organização como autor: Institute of Medical Illustrators. Photography of cleft audit patients. J Audiov Media Med. 2004 Dec;27(4):170-4.
Bibliografia: Khan N, Nakajima N, Vanderburg WH, compilers. Healthy work: an annotated bibliography. Lanham (MD): Scarecrow Press, Inc.; 2004. 376 p.
Livro: Jenkins PF. Making sense of the chest x-ray: a hands-on guide. New York: Oxford University Press; 2005. 194 p.
Capítulo de Livro: Riffenburgh RH. Estatísticas em medicina. 2nd ed. Amsterdã (Holanda): Elsevier Academic Press; c2006. Capítulo 24, Métodos de regressão e correlação; p. 447-86.
Monografia: Jones DL. The role of physical activity on the need for revision total knee arthroplasty in individuals with osteoarthritis of the knee [dissertation]. [Pittsburgh (PA)]: University of Pittsburgh; 2001. 436 p.
Website: Gene Ontology Consortium. the Gene Ontology [Internet]. [place unknown]: the Gene Ontology; c1999-2007 [cited 2007 Feb 22]. Available from: http://www.geneontology.org/.
10. Figuras e Tabelas
- Devem ser enviadas como anexo, não sendo inseridas no corpo do artigo.
- Formato: figuras em formato JPG ou PNG com resolução de no mínimo 300 dpi; tabelas em formato Microsoft Excel Worksheet, Microsoft Word, OpenOffice, RTF.
- Quantidade: de preferência até 5 anexos no total para artigos originais e revisão, e até 3 anexos para relatos de caso e relatos de experiência.
- As figuras e tabelas devem ser numeradas em sequência, com números arábicos, e identificadas ao longo do texto em seus trechos correspondentes como: (Table 1 ou Tabela 1) ou (Figure 1 ou Figura 1), a depender do idioma do artigo.
- Anexos devem apresentar título, descrição (fonte arial 10), referenciação (Referência ou Fonte própria) e explicação de eventuais siglas utilizadas.