Políticas Editoriais

1. Objetivos e escopo

A Brazilian Medical Students journal (BMS) é um periódico científico organizado pelo Time de Publicação, Pesquisa e Extensão da International Federation of Medical Students Association of Brazil (IFMSA Brazil).

A BMS visa propagar a evidência científica através de suas edições, e advoga pela Ciência Aberta e pelo Acesso à Pesquisa. Sua abrangência temática engloba Saúde Coletiva, Iniquidades em Saúde; Educação, Desenvolvimento de Habilidades e Mobilidade Acadêmica; Transparência em Pesquisa; e também Cuidados Clínicos ao Paciente.

2. Processo editorial

2.1. Processo de Revisão em Pares

A BMS possui um modelo de Revisão em Pares do tipo cegado para revisores e autores, ou seja, os autores permanecerão anônimos para todos os revisores e vice-versa. Todos os artigos submetidos passarão por um processo de revisão descrita na seção ‘Fluxograma do Processo de Revisão em Pares’. 

Revisores e editores têm a obrigação de manter o conteúdo dos artigos como confidencial até a publicação. O Editor-chefe e Editores Associados terão autoridade final sobre a decisão de um artigo para publicação.

Solicitamos aos revisores da BMS que assinem o Termo de Submissão e Exclusividade, além de declararem quaisquer conflitos de interesse sobre os manuscritos. Se existir conflito de interesse, o artigo será repassado para outro revisor.

2.2. Fluxograma do Processo de Revisão em Pares

O processo da Revisão em pares da BMS, após a submissão do artigo, inicia-se pela Triagem, realizada pelo Editor Chefe/Editores Associados, nessa etapa os editores podem rejeitar o artigo ou enviá-lo aos revisores. Caso o artigo seja enviado aos revisores , ele será avaliado conforme a Política editorial para revisores da BMS. O passo seguinte é a apreciação do Parecer dos Revisores pelo Editor chefe/Editores associados e, nesse momento, ocorre a Decisão sobre o manuscrito, que será um de três caminhos possíveis: 

  • Aceitação direta
  • Aceitação com correções maiores ou menores: será necessária a realização das alterações sugeridas pelos revisores e o artigo será re-submetido na BMS para nova revisão
  • Rejeição

Se aprovado direto ou aprovado após o ajuste das alterações sugeridas pelos revisores, o artigo segue para o Editor de Conteúdo, que será responsável pela correção da escrita e linguagem do texto. Por fim, após o processamento pelo do Editor de Design, o artigo será publicado.

2.3. Autoria e agradecimentos

A política de autoria da BMS baseia-se nos 4 critérios da ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors) para definir quem são os autores de um artigo. 

Os autores devem preencher todos os quatro critérios. São eles: 

  • Contribuições substanciais para a concepção ou design do trabalho; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; 
  • Elaboração de todas as etapas do trabalho ou revisá-lo criticamente como um conteúdo intelectual importante; 
  • Aprovação da versão final a ser publicada; 
  • Acordo em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam devidamente investigadas e resolvidas 

Autor Correspondente: O autor correspondente é o indivíduo responsável principal pela comunicação com a revista, através de e-mail, durante o processo de submissão, revisão em pares e o processo de publicação. O autor correspondente deve estar disponível para responder às perguntas editoriais em tempo hábil e deve estar disponível após a publicação para responder críticas do trabalho e cooperar com quaisquer solicitações da revista. 

Agradecimentos: Esses colaboradores são indivíduos que não atendem aos 4 critérios acima. Exemplos de atividades que não qualificam autoria são: obtenção de financiamento; supervisão geral de um grupo de pesquisa ou apoio administrativo; assistência na escrita, edição técnica, edição de linguagem e revisão. Aqueles cujas contribuições não justificam a autoria podem ser reconhecidos individualmente ou em conjunto como um grupo (por exemplo, "Investigadores clínicos" ou "Investigadores participantes") e suas contribuições devem ser especificadas (por exemplo, "serviram como consultores científicos", "revisaram criticamente a proposta do estudo", "dados coletados", "forneceram e cuidaram dos pacientes do estudo", "participaram da redação ou edição técnica do manuscrito").

2.4. Proveniência dos Artigos

Ao final de cada artigo publicado, independente do tipo de manuscrito, a BMS irá adicionar uma declaração explicando a proveniência do artigo. As opções são:

  • Não comissionado; revisão em pares externa;
  • Não comissionado; revisão em pares interna;
  • Comissionado; revisão em pares externa;
  • Comissionado; revisão em pares interna;
  • Comissionado; baseado na ideia do autor; revisão em pares externa;
  • Comissionado; baseado na ideia do autor; revisão em pares interna.

2.3. Acompanhamento do Estado da Submissão

Após a submissão do manuscrito para a BMS (mais informações na seção ‘Processo de Submissão’), os autores serão notificados via e-mail acerca da mudança do estado do artigo, com o parecer da revisão em pares e os comentários aos autores.

2.6. O que acontece com seu manuscrito após aceito e publicado

Assim que seu manuscrito for aceito, toda a correspondência será enviada para o endereço de e-mail do autor correspondente. Normalmente, você pode esperar o seguinte processo:

  • Você receberá um e-mail com:
    • Cronograma para responder ao corpo editorial da BMS com as correções sugeridas pelos revisores e instruções para destacar as alterações feitas no manuscrito;
    • E-mail de contato do corpo editorial.
  • Uma vez que o manuscrito corrigido seja recebido, os editores de conteúdo e design, conforme suas obrigações, irão:
    • Limpar a formatação do arquivo;
    • Editar o conteúdo;
    • Ajustar a composição tipográfica;
    • Editar o design.

Caso os revisores, ou editores de conteúdo ou de design tenham mais dúvidas a serem esclarecidas ou solicitações, os autores serão contatados por e-mail. Em geral, esperamos que os autores façam as alterações solicitadas no manuscrito dentro de 1 semana. Por favor, avise ao corpo editorial caso você não consiga cumprir esse prazo. Quaisquer alterações destacadas pelos autores serão analisadas por nosso corpo editorial.

Após publicação

Todos os manuscritos serão publicados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que os autores são livres para:

  • Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

O  licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

Solicitação de correção após publicação

Se os autores notarem algum erro em seu artigo publicado, devem enviar um e-mail para o editor-chefe da BMS que irá aconselhá-lo se a correção pode ser feita.

2.7. Processo de Contestação

Se você acredita que rejeitamos seu artigo erroneamente, envie uma carta de contestação ao nosso editor-chefe e ao editor associado responsável pelo manuscrito (se houver) através do endereço [email protected]. Não envie uma versão revisada de seu artigo nesta fase.

Caso sua carta de contestação seja aceita, o editor-chefe e o editor associado irão convidá-lo a enviar uma versão revisada de seu artigo, o qual passará novamente pelo processo de revisão em pares. Ressaltamos que o convite para enviar uma versão revisada não é garantia que seu manuscrito será aceito, uma vez que o artigo será analisado novamente pelos revisores da BMS.

Além disso, a BMS levará em consideração apenas uma única carta de contestação por manuscrito. Portanto, inclua o máximo de detalhes na carta. Se tivermos fornecido comentários da revisão por pares e/ou de qualquer membro do corpo editorial, responda a eles, ponto por ponto, em sua carta de contestação. Será mais fácil para nós decidir mediante uma carta bem detalhada.

2.8. Serviço de Transferência

A BMS não oferece serviços de transferência para re-submissão do artigo em outros periódicos, em caso de rejeição de manuscritos.