Desenvolvimento de um jogo educacional de realidade mista voltado para o ensino médico:
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.53843/bms.v5i8.91Palavras-chave:
Educação médica, Tecnologia educacional, Aprendizado interativoResumo
Introdução: A fim de aliar a educação médica com as novas tecnologias, iniciou-se o projeto de desenvolver um jogo educacional. Este jogo sério utilizou a tecnologia de realidade mista aplicada na área de hematologia. O jogo foi desenvolvido por dez estudantes de medicina em conjunto com uma mestranda e um acadêmico de ciências da computação, e tem como objetivo analisar a eficiência no processo de ensino.
Relato: O projeto iniciou com uma revisão de literatura dos jogos sérios já existentes e sua aplicação no ensino. Após, o grupo foi dividido e alguns alunos cuidaram da parte do roteiro e programação do jogo, outros da parte clínica da anemia e outros estudaram sobre a parte pedagógica e possíveis avaliações do aprendizado. Também, ao final da elaboração do jogo, desenvolveu-se protocolos de testagem com questionários validados e no momento o jogo encontra-se em fase de testes na disciplina de hematologia.
Discussão: A experiência evidenciou ainda mais a importância da interdisciplinaridade na educação médica, já maioria das escolas médicas ainda se possui um modelo de educação engessado e pouco criativo. Além disso, possibilitou a introdução de uma nova abordagem educacional e de uma nova tecnologia no modelo tradicional de ensino.
Conclusão: Portanto, nosso trabalho serviu para iniciar o contato entre duas áreas distintas dentro da universidade e estimular a produção de novas ferramentas de ensino, agregando ao currículo médico uma nova abordagem pedagógica. Por fim, instigou-se sobre o ensino complementado pelas ferramentas tecnológicas e novos jogos já estão sendo desenvolvidos seguindo o modelo proposto por este projeto.
Métricas
Referências
Pereira TA, Areco KCN, Tarcia RML, Sigulem D. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por Professores da Área da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Rev. bras. educ. med. 2016 Mar;40(1):59-66. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100059&lng=en&nrm=iso
Machado LS, Moraes RM, Nunes FLS, Costa RMEM. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica. 2011 Jun;35(2):254-62. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0100-55022011000200015
Savi R, Wangenheim CG, Ulbricht V, Vanzin T. Proposta de um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação. 2010 Dez; 8(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/18043/10630
Lopes LMD, Vidotto KNS, Pozzebon E, Ferenhof HA. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educ. Rev. 2019 Mar;35:e197403.
Abbad GS, Mourão L, Meneses PPM, Zerbini T, Borges-Andrade JE, Vilas-Boas R. Medidas de Avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: ferramentas para gestão de pessoas [dissertação]. [Porto Alegre (BR)]: Artemed; 2012. 50-63 p.
Moura Jr. AF, Vieira FMS, Lacerda MM. Reflexões sobre Avaliação de Games Educacionais. Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 12., 2017, Salvador. Anais: 2017. p 11 - 20. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/sjec/article/view/3547
Freire, José Rodrigues et al. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate [online]. 2019, v. 43, n. spe1 [Acessado 9 Julho 2021] , pp. 86-96. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-11042019S107>. Epub 16 Set 2019. ISSN 2358-2898. https://doi.org/10.1590/0103-11042019S107.
Ferreira IG, Carreira LB, Botelho NM. Mobilidade internacional na graduação em medicina: relato de experiência. ABCS Health Sci. 2017 Feb;42(2):115-19. Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/1013
Gorgens, PRC, Andrade, PCR. Educação médica e tecnologias digitais de informação e comunicação: possibilidades e dilemas. Revista Médica de Minas Gerais. 2018; 28(41):1-7. Http://dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20180154
Conceição, KR, Oliveira, MA. Desenvolvimento de um Jogo Sério para o ensino de Anatomia do membro inferior do Esqueleto Humano. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2016.
Santo, A. Um relato sobre a capacitação e a produção de um jogo sério: a experiência de um projeto de extensão com um game para conscientização da adoção de animais. XVIII SBGAMES; 2019, Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Érica De la Torre Prado Pereira, Bianca Thais Schneider, Carolina Borges Benedetti, Luiza Molinari Bottega, Luiza Ventura Penteado da Silva, Rodrigo Alberton da Silva, Alexandre Lazaretti Zanatta, Pablo Santiago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As licenças de usuário definem como os leitores e o público em geral podem usar o artigo sem precisar de outras permissões. As licenças públicas do Creative Commons fornecem um conjunto padrão de termos e condições que os criadores e outros detentores de direitos podem usar para compartilhar obras originais de autoria e outros materiais sujeitos a copyright e alguns outros direitos especificados na licença pública disponível em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR. Ao usar a 4.0 International Public License, a Brazilian Medical Students (BMS) concede ao público permissão para usar o material publicado sob os termos e condições especificados acordados pela revista. Ao exercer os direitos licenciados, os autores aceitam e concordam em obedecer aos termos e condições da Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.