Desenvolvimento de um jogo educacional de realidade mista voltado para o ensino médico:
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.53843/bms.v5i8.91Palabras clave:
Educação médica, Tecnologia educacional, Aprendizado interativoResumen
Introdução: A fim de aliar a educação médica com as novas tecnologias, iniciou-se o projeto de desenvolver um jogo educacional. Este jogo sério utilizou a tecnologia de realidade mista aplicada na área de hematologia. O jogo foi desenvolvido por dez estudantes de medicina em conjunto com uma mestranda e um acadêmico de ciências da computação, e tem como objetivo analisar a eficiência no processo de ensino.
Relato: O projeto iniciou com uma revisão de literatura dos jogos sérios já existentes e sua aplicação no ensino. Após, o grupo foi dividido e alguns alunos cuidaram da parte do roteiro e programação do jogo, outros da parte clínica da anemia e outros estudaram sobre a parte pedagógica e possíveis avaliações do aprendizado. Também, ao final da elaboração do jogo, desenvolveu-se protocolos de testagem com questionários validados e no momento o jogo encontra-se em fase de testes na disciplina de hematologia.
Discussão: A experiência evidenciou ainda mais a importância da interdisciplinaridade na educação médica, já maioria das escolas médicas ainda se possui um modelo de educação engessado e pouco criativo. Além disso, possibilitou a introdução de uma nova abordagem educacional e de uma nova tecnologia no modelo tradicional de ensino.
Conclusão: Portanto, nosso trabalho serviu para iniciar o contato entre duas áreas distintas dentro da universidade e estimular a produção de novas ferramentas de ensino, agregando ao currículo médico uma nova abordagem pedagógica. Por fim, instigou-se sobre o ensino complementado pelas ferramentas tecnológicas e novos jogos já estão sendo desenvolvidos seguindo o modelo proposto por este projeto.
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