“Connect”: Um Relato de Experiência sobre um Evento de Tecnologia e Inteligência Artificial na Medicina
DOI:
https://doi.org/10.53843/bms.v7i10.318Palavras-chave:
Tecnologia em Saúde, Aprendizado de M´áquina, Raciocínio ComputacionalResumo
Introdução: A utilização de tecnologias em saúde mostra-se cada vez mais presente na contemporaneidade, com aplicações em campos de pesquisa, diagnóstico, tratamento, predição de desfechos, entre outros. Em um cenário de inovações tecnológicas e procura de solução de problemas em saúde, observa-se, de forma crescente, a presença de termos como inteligência artificial, redes neurais e gêmeos digitais. Entretanto, as escolas médicas parecem estar desatualizadas quanto ao ensino desses tópicos. Relato: A atividade “Connect” foi realizada por estudantes de medicina, a fim de disseminar conteúdos que abordassem a utilização de tecnologias na área médica, visando, por meio do evento, estimular o interesse de outros alunos. Foram realizados 5 encontros síncronos via Google Meet, que abordaram os seguintes temas: Inteligência Artificial; Data Science; Tecnologia em Saúde; Redes Neurais; Tecnologia e Alzheimer; Tecnologia e Saúde Mental; Tecnologia e Diabetes Mellitus; Gêmeos Digitais e Tecnologia e Câncer de Mama. A divulgação do evento foi realizada por meio do Instagram e as inscrições foram feitas via formulário do Google Forms. Da mesma forma, o uso de formulário foi adotado em todos os dias do evento, para registro de presenças e posterior emissão do certificado e para análise dos resultados da atividade. Discussão: As tecnologias genéricas e inteligência artificial vêm ganhando importância na Medicina Baseada em Evidências, assim, a atividade foi pensada para sanar as dúvidas mais simples por parte dos interessados nesse assunto. Além disso, a temática escolhida para o evento foi interessante para os coordenadores e participantes, tendo em vista que esse assunto é emergente na área médica e há uma ausência da abordagem curricular e extracurricular desse tema. Conclusão: Por fim, percebe-se que a realização do evento contribuiu para a construção do conhecimento sobre o assunto, constituindo uma iniciativa importante para abordar o uso de tecnologias em saúde.
Métricas
Referências
Maslow AH. A theory of human motivation. Psychological Review. 1943; 50(4):370 - 396.
Gorgens PRC, Andrade PCR. Educação médica e tecnologias digitais de informação e comunicação: possibilidades e dilemas. Revista Médica de Minas Gerais. 2018; 28:1-7.
Buch VH, Ahmed I, Marutappu M. Artificial intelligence in medicine: current trends and future possibilities. Br J Gen Pract. 2018; 68(668):143-144.
Lorenzetti J. et al. Tecnologia, inovação tecnológica e saúde: uma reflexão necessária. Texto & Contexto - Enfermagem [online]. 2012; 21(2): 432-439.
Braga A et al. Machine learning: O Uso da Inteligência Artificial na Medicina. Brazilian Journal of Development. 2019;5(9):16407-16413.
Souza CS, Iglesias AG, Pazim-Filho, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto). 2014; 47(3):284-292.
Faria L, Oliveira-Lima J, Almeida-Filho N. Medicina baseada em evidências: breve aporte histórico sobre marcos conceituais e objetivos práticos do cuidado. História, Ciências, Saúde-Manguinhos [online]. 2021; 28(1): 59-78.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sra. Vanessa Oliveira, Sr. Valter Filho, Sra. Luciana Karla

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As licenças de usuário definem como os leitores e o público em geral podem usar o artigo sem precisar de outras permissões. As licenças públicas do Creative Commons fornecem um conjunto padrão de termos e condições que os criadores e outros detentores de direitos podem usar para compartilhar obras originais de autoria e outros materiais sujeitos a copyright e alguns outros direitos especificados na licença pública disponível em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR. Ao usar a 4.0 International Public License, a Brazilian Medical Students (BMS) concede ao público permissão para usar o material publicado sob os termos e condições especificados acordados pela revista. Ao exercer os direitos licenciados, os autores aceitam e concordam em obedecer aos termos e condições da Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.