O aprendizado decorrente de uma ação de conscientização: como a atividade prática impactou alunos do curso de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.53843/bms.v8i11.390Palabras clave:
Aprendizagem, Medicina, Conscientização, PráticaResumen
INTRODUÇÃO: Diante da densa grade curricular, a inserção do aluno de Medicina na comunidade, logo no início do curso, é de suma importância para sua formação, visto que é por meio dessa inserção que o aluno é exposto às problemáticas presentes na realidade da comunidade. A disciplina de Interação Comunitária propôs aos alunos do primeiro ano que realizassem uma ação educativa acerca das doenças crônicas mais prevalentes, a saber, o Diabetes e a Hipertensão Arterial Sistêmica. Portanto, o presente relato de experiência traz as observações conferidas pelos autores antes, durante e após a realização da ação de conscientização no campus da universidade no ano de 2021, e a importância da atividade prática para a consolidação do conhecimento.
RELATO: A ação educativa ocorreu em novembro de 2021. Os autores deste trabalho se responsabilizaram por expor à comunidade indicadores de saúde e doença relacionados com as condições crônicas referidas anteriormente. Optou-se, então, em aferir a glicemia capilar, a pressão arterial, a realizar o cálculo do IMC e a distribuir cartilhas contendo informações gerais e os valores de referência para os exames realizados.
DISCUSSÃO: Fica evidente que as atividades extracurriculares proporcionam a inserção dos acadêmicos em cenários médicos com a participação em atenção à saúde de pessoas reais como forte componente de aprendizado profissional. A relação do aluno com a comunidade o prepara para lidar com o paciente de uma forma humanizada, que vai além do tratamento farmacológico.
CONCLUSÃO: O resultado geral dessa ação social foi uma somação de aprendizado que se irradia para todos os envolvidos: os alunos amadureceram quanto ao processo de aprendizagem, e os voluntários receberam informações sobre seu estado de saúde.
Métricas
Citas
Dini PS, Batista NA. Graduação e Prática Médica: expectativas e concepções de estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano. Revista Brasileira de Educação Médica. 2004;28(3):198-203. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v28.3-026
Ministério da Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 3, de 20 de Junho de 2014. Brasília, 2014.
Reis RCP et al. Evolution of diabetes in Brazil: prevalence data from the 2013 and 2019 Brazilian National Health Survey. Cadernos de Saúde Pública. 2022 May; 38(1), e00149321. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00149321
Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. Cadernos de Atenção Básica n.16, Brasília, 2006.
Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021-2030. Brasília, 2021.
Mendes IAC et al. Contribuição das disciplinas da organização de aprendizagem ao processo de parceria docente-assistencial na enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2000 Jul ;8(2),47-52. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000200008
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cesar Augusto Machado de Moraes, Amanda Paixão Rampinelli, Anna Clara Demarques Dourado, Giovana Felicio Gomes Pedroso, Henrique Cian da Cruz, Julia Mitiko Miyoshi, Louise Muricy Doetzer, Luísa Benincá Trentini, Maria Fernanda Américo de Oliveira, Mylena Campos Weyand, Rafaela Cristina de Melo Rosa Barros, Vinicius Selinke Daudt, Adriana Baldo Mendes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Las licencias de usuario definen cómo los lectores y el público en general pueden utilizar el artículo sin requerir otros permisos. Las licencias públicas Creative Commons proporcionan un conjunto estándar de términos y condiciones que los creadores y otros titulares de derechos pueden utilizar para compartir obras originales de autoría y otros materiales sujetos a derechos de autor y otros derechos específicos especificados en la licencia pública disponible en https:// creativecommons.org /licenses/by/4.0/deed.pt_BR. Al utilizar la Licencia Pública Internacional 4.0, los Estudiantes de Medicina de Brasil (BMS) otorgan al público permiso para utilizar el material publicado en los términos y condiciones especificados y acordados por la revista. Al ejercer los derechos de licencia, los autores aceptan y aceptan estar sujetos a los términos y condiciones de la Licencia Pública Internacional Creative Commons Attribution 4.0.