Um Relato de Experiência Sobre a Sexualidade na Terceira Idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53843/bms.v5i8.107

Palavras-chave:

Idoso, Promoção do Bem Estar, Comportamento Sexual, Sexo

Resumo

INTRODUÇÃO: A sexualidade na terceira idade é um tema ainda bastante negligenciado e permeado de preconceitos, o que acarreta consequências negativas para esta população, visto que, frequentemente, o idoso não tem acesso fácil à informação segura sobre as transformações biopsicossociais na senescência e suas repercussões, desconhecendo, geralmente, os benefícios de se vivenciar plenamente a sexualidade. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Assim, a ação “Sexualidade tem prazo de validade? Uma abordagem na terceira idade” ocorreu no dia 25 de novembro de 2020, com o princípio de desmistificar tabus e estigmas sociais acerca da vivência e expressão da sexualidade pelo idoso e fomentar discussão responsável, por meio de abordagem multiprofissional, para a construção de uma nova perspectiva no acolhimento e na promoção de saúde desse grupo. Para tanto, foram utilizados o Instagram e o WhatsApp como ferramentas de divulgação do evento. Nesse contexto, as palestras aconteceram virtualmente, com espaço para debate e elucidação de questionamentos sobre o tema, além da aplicação de questionários antes e depois, para avaliação do impacto. DISCUSSÃO: Diante disso, o compartilhamento de informações sobre o sexo saudável na terceira idade é essencial para vivenciar essa fase da vida com plenitude e segurança, sem crenças limitantes. Ademais, a abordagem sensível influencia diretamente na disseminação do conhecimento e os ambientes que permitem a partilha de experiências mostram-se bastante eficazes no contexto de autocuidado e identificação entre os ouvintes. Conclusão: Isso posto, entende-se que ainda é preciso intensificar esse processo educativo, entretanto cada avanço ressignifica a concepção de saúde entre as pessoas. Nessa perspectiva, a atividade impactou positivamente os participantes, haja vista discutir sobre as principais problemáticas acerca da sexualidade na terceira idade, abordando desde a dificuldade de acesso aos conteúdos de saúde até o processo de vivência e expressão desse envelhecimento, tendo como foco a qualidade de vida e a liberdade sexual.

Referências

ALMEIDA, T.; LOURENÇO, M. L. Envelhecimento, amor e sexualidade: utopia ou realidade? Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p.101-113, junho, 2007.

FERREIRA BARROS, T. A.; DE ASSUNÇÃO, A. L. A.; KABENGELE, D. DO C. SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE: SENTIMENTOS VIVENCIADOS E ASPECTOS DE INFLUÊNCIA. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - ALAGOAS, v. 6, n. 1, p. 47, 13 abr. 2020. Disponível em : . Acesso em: 23 Apr. 2020.

Hogan R. Human sexuality - a nursing perspective. (2ª ed.). Connecticut: Appleton Century Crofts; 1985.

JAILSON L. Sexualidade na terceira idade: uma discussão da Aids, envelhecimento e medicamentos para disfunção erétil. DST j. bras. doenças sex. transm, p. 59–64, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23 Abril. 2021.

MASCHIO, Manoela Busato Mottin; BALBINO, Ana Paula; SOUZA, Paula Fernanda Ribeiro de; et al. Sexualidade na terceira idade: medidas de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, n. 3, p. 583–589, 2011. Disponível em:

<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-14472011000300021&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 23 Apr. 2021.

Rozendo AS, Alves JM. Sexuality in old age: taboos and reality. Revista Kairós Gerontologia. 2015 Jul – Set;18(3):95-107

Tabela 1 - “TabNet Win32 2.4: Casos de Aids Identificados No Brasil”

Downloads

Publicado

25.09.2021

Como Citar

1.
Um Relato de Experiência Sobre a Sexualidade na Terceira Idade . BMS [Internet]. 25º de setembro de 2021 [citado 4º de maio de 2025];5(8). Disponível em: https://bms.ifmsabrazil.org/bms/article/view/107

Artigos Semelhantes

1-10 de 63

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.