II simpósio teórico de neuropediatria
Um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.53843/bms.v8i11.329Palavras-chave:
Neurologia, Pediatria, Eventos Científicos e de Divulgação, MedicinaResumo
INTRODUÇÃO: A Neuropediatria constitui uma temática pouco abordada durante a formação dos estudantes da área da saúde no Brasil. Visando proporcionar a disseminação dos principais temas da neurologia pediátrica foi projetado o II Simpósio Teórico de Neuropediatria. O objetivo deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas por membros de uma liga acadêmica de neurologia para a elaboração e execução do projeto, para que eventos similares possam ser desenvolvidos futuramente pela comunidade acadêmica. RELATO: A segunda edição do simpósio precisou ser adaptada para o modelo online devido a pandemia da Covid-19. O evento ocorreu em dois dias e contou com quatro temas, ministrados em palestras por profissionais especializados, sendo eles: Função motora e marcha, Deficiência intelectual, Desenvolvimento neuropsicomotor e Cognição. DISCUSSÃO: A realização de um simpósio cuja temática principal é a Neuropediatria, mostra-se fundamental para a qualificação do currículo acadêmico de estudantes da área da saúde, visto que é um tema com patologias bastante comuns na prática clínica, embora ainda sejam pouco abordadas dentro do meio educacional. Da mesma forma, os tópicos abordados na programação do evento constituem assuntos relevantes em tempos atuais, em virtude do aumento das suas taxas de prevalência da população com faixa etária pediátrica. CONCLUSÃO: O simpósio proporcionou uma experiência educativa de extrema relevância, à medida que permitiu que alunos de diversas regiões do Brasil se atualizassem em temas importantes da neuropediatria. A produção de simpósios como estratégia de complementar o aprendizado durante a formação universitária, se mostra eficaz, visto que além de promover discussões importantes, permite a democratização do conhecimento.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carolina Dourado de Faria, Fernando Antônio Ramos Schramm Neto, Luiza de Sá Ferreira Paixão, Gabriel Ferraz Amoedo, Giovanna Fontes Caetano da Silva, Jamile Brito de Freitas Bomfim, Manuela Santana Aguiar, Mariane Dias Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As licenças de usuário definem como os leitores e o público em geral podem usar o artigo sem precisar de outras permissões. As licenças públicas do Creative Commons fornecem um conjunto padrão de termos e condições que os criadores e outros detentores de direitos podem usar para compartilhar obras originais de autoria e outros materiais sujeitos a copyright e alguns outros direitos especificados na licença pública disponível em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR. Ao usar a 4.0 International Public License, a Brazilian Medical Students (BMS) concede ao público permissão para usar o material publicado sob os termos e condições especificados acordados pela revista. Ao exercer os direitos licenciados, os autores aceitam e concordam em obedecer aos termos e condições da Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.