A PRODUÇÃO DE UM JOGO RPG ELETRÔNICO COMO ABORDAGEM INTEGRADA DE SISTEMAS DO CORPO HUMANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53843/bms.v6i9.274

Palavras-chave:

Educação Médica, Jogos de Vídeo, Aprendizagem baseada em problemas, Sistemas de Aprendizagem em Saúde

Resumo

Introdução: A forma tradicional de educação, baseada em aulas expositivas, nas quais os professores são figuras protagonistas e o estudante é colocado na posição de espectador passivo, ainda é a mais utilizada pela maioria das instituições de ensino. Entretanto, alguns métodos podem transformar o estudante em ator diretamente responsável pela obtenção do seu conhecimento e demonstram ser eficazes ao incentivar autonomia e raciocínio. Ademais, durante a pandemia do Covid-19, houve a necessidade de modificação do método de ensino, sendo necessário o investimento em metodologias ativas e atrativas, como jogos eletrônicos, para garantir que a aprendizagem ocorra de forma satisfatória. Portanto, este relato objetiva descrever a experiência da elaboração de um jogo didático por estudantes de medicina para seus pares. Relato de experiência: A partir da proposta de um trabalho acadêmico do curso de medicina, houve a criação do jogo intitulado “Pâncrea Bit”, do tipo role playing game (RPG) storyteller, no qual houve a integração de conteúdos do curso médico (diabetes tipo 3C e pancreatite crônica) e a divisão de funções entre os 13 integrantes do grupo. Ademais, foi produzido um material didático com os assuntos abordados do jogo e animações em imagens complementares. Discussão: Apesar de não haver comprovação científica da eficácia do método ativo, através de jogos, em relação ao método tradicional, quando se trata de formar melhores profissionais, sabe-se que essa forma de ensino aumenta a satisfação do educando. Isso foi demonstrado com a participação maciça de outros estudantes na condução e resolução dos quizzes do “Pâncrea Bit”. Conclusão: A gamificação despertou interesse, motivação e introdução do aluno como protagonista, além de contribuir para a memória de longo prazo, mostrando-se um método válido e aplicável para a solidificação do conhecimento em diversos estágios de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Thamires da Silva Sampaio Medrado, Universidade de Pernambuco

Estudante de Medicina

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Publicado

12.04.2022

Como Citar

1.
Felipe da Silva Oliveira E, Lemes Gondin de Oliveira M, Arruda de Almeida B, Cabral de Carli R, Monteiro Pereira de Farias R, Marinho Carlos R, Lima Freitas L, Henrique Torres Trindade Da Silva A, Hirt Ribeiro AV, Espíndola Torres M, da Silva Sampaio Medrado T, Feitosa Brito dos Santos J, Bedor Jardim Quirino V. A PRODUÇÃO DE UM JOGO RPG ELETRÔNICO COMO ABORDAGEM INTEGRADA DE SISTEMAS DO CORPO HUMANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. BMS [Internet]. 12º de abril de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];6(9):274. Disponível em: https://bms.ifmsabrazil.org/index.php/bms/article/view/274

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