Encefalite secundária à infecção do SARS-CoV-2
DOI:
https://doi.org/10.53843/bms.v6i9.260Palavras-chave:
Covid-19; Complicação; NeurológicaResumo
Introdução: Todos os processos metodológicos que envolvem a discussão sobre as complicações neurológicas da Covid-19, e em especial a encefalite, indicam que por mais que as características clínicas mais observadas em pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 estejam associadas ao sistema respiratório, também podem ocorrer alterações sistêmicas e neurológicas nesses pacientes. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura realizado na BVS, PMC e UPTODATE, sendo elas bases de dados online da biblioteca virtual de saúde. Foram utilizados os seguintes descritores científicos para a captação da amostra: “Encephalitis”, “Viral encephalopathy” e “Covid-19”. A amostragem do estudo foi composta por 54 artigos, cujo qual apenas 19 artigos publicados entre as datas de setembro de 2020 a agosto de 2021 compuseram a amostra do estudo após aplicação dos critérios de elegibilidade. Foram incluídos artigos nacionais e internacionais disponíveis na íntegra. Resultados: Os resultados apresentados foram de grande significância com relação ao aprendizado dos conceitos teóricos e práticos na disciplina sobre a ocorrência dos impactos neurológicos da Covid-19. Discussão: O estudo do tema permitiu que fosse observado as complicações neurológicas da infecção do Covid-19, principalmente a respeito da encefalite e os mecanismos em que o Sars-CoV-2 dispõe para atingir o sistema nervoso central, sua epidemiologia, manifestações clínicas e o tratamento. Conclusão: Diante disso, foi mostrado como a infecção pelo vírus Sars-CoV-2 pode resultar na encefalite, além de apresentar dados importantes como os seus principais sinais e sintomas, sua prevalência e tratamento. Entretanto, ainda há pouca literatura que aborda essas repercussões da Covid-19, principalmente relacionado a encefalite. Por isso, se faz necessário abordagens e pesquisas mais aprofundadas a fim de compreender de forma mais explanada os mecanismos relacionados à entrada do vírus no sistema nervoso central e como gera tais complicações.
Métricas
Referências
ELKIND, Mitchell SV et al. COVID-19: Neurologic complications and management of neurologic conditions. UpToDate, abr, 2021.
HAIDER, Asim et al. COVID-19 and the brain: acute encephalitis as a clinical manifestation. Cureus, v. 12, n. 10, 2020.
NASCIMENTO, Oswaldo JM. Complicações neurológicas associadas ao SARS-CoV-2 (COVID-19) no Brasil: organização do grupo NEUROCOVID-RIO e achados preliminares. Revista Brasileira de Neurologia, v. 56, n. 2, p. 5-9, 2020.
SIOW, Isabel et al. Encephalitis as Neurological Complication of COVID‐19: A Systematic Review and Meta Analysis of Incidence, Outcomes and Predictors. European journal of neurology, 2021.
SARMAST, Shah T. et al. A Case of Acute Encephalitis in COVID-19 Patient: A Rare Complication. Cureus, v. 13, n. 6, 2021.
ABILDÚA, MJ Abenza et al. Encefalopatías y encefalitis durante la infección aguda por SARS-CoV2. Registro de la Sociedad Española de Neurología SEN COVID-19. Neurología, v. 36, n. 2, p. 127-134, 2021.
VAZQUEZ-GUEVARA, Damaris et al. Catatonic syndrome as the presentation of encephalitis in association with COVID-19. BMJ Case Reports CP, v. 14, n. 6, p. e240550, 2021.
VITALAKUMAR, D. et al. Neurological Manifestations in COVID-19 Patients: A Meta-Analysis. ACS Chemical Neuroscience, 2021.
GÓMEZ, Herminia Lozano et al. Encefalitis como manifestación neurológica del COVID-19. Medicina Clinica, 2021.
HARA, Makoto et al. COVID-19 Post-Infectious Encephalitis Presenting With Delirium as an Initial Manifestation. Journal of Investigative Medicine High Impact Case Reports, v. 9, p. 23247096211029787, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela de Oliveira Brito, Ana Karoline Santos Losada, Débora Chaves Martins, Maria Izabel Silva Quintino Santos, Nathália Damas Campos, Marcelo José da Silva Magalhães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As licenças de usuário definem como os leitores e o público em geral podem usar o artigo sem precisar de outras permissões. As licenças públicas do Creative Commons fornecem um conjunto padrão de termos e condições que os criadores e outros detentores de direitos podem usar para compartilhar obras originais de autoria e outros materiais sujeitos a copyright e alguns outros direitos especificados na licença pública disponível em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR. Ao usar a 4.0 International Public License, a Brazilian Medical Students (BMS) concede ao público permissão para usar o material publicado sob os termos e condições especificados acordados pela revista. Ao exercer os direitos licenciados, os autores aceitam e concordam em obedecer aos termos e condições da Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.